Avast consegue recuperar dados apagados no Android

A forense digital é um ramo da ciência que lida com a recuperação e investigação de materiais encontrados em dispositivos digitais. Ela é geralmente mencionada em conexão com o crime, vagamente semelhante a investigações criminais em programas de TV como CSI: Crime Scene Investigation e NCIS. No entanto, vários experimentos, incluindo este realizado pelo Avast! Em junho, utilizam métodos de análise forense digital como prova de que as pessoas não prestam atenção ao que acontece com os seus dados pessoais quando substituem seus dispositivos digitais (computadores, discos rígidos, telefones celulares).

Neste artigo vai se revelar o que o Avast! conseguiu desenterrar a partir de dispositivos supostamente apagados. A informação sensível que foi recuperada inclui fotos (mesmo as muito particulares!), Vídeos, contatos, mensagens SMS, Facebook Chat, pesquisas no Google, e as coordenadas de localização GPS e muito mais.

Segurança do Android

O que acontece com o arquivo quando ele é “apagado”?

Quando as pessoas querem apagar um arquivo, a maioria vai usar os recursos padrão que vêm com o seu sistema operacional. Depois que é feito isso, eles consideram que os dados indesejados se foram embora para sempre. No entanto, isto não é verdade. Quando um arquivo é apagado, o sistema operacional simplesmente exclui os ponteiros correspondentes na tabela de arquivos e marca o espaço ocupado pelo arquivo como livre.

O Avast utilizou 20 smartphones Android dos mais vendidos no mercado e foram recuperadas mais de 40 mil fotos (sendo mais de 250 selfies de homens nus e mais de 750 imagens de mulheres nuas), 750 e-mails e mensagens de texto, 250 contatos e a identidade completa de quatro ex-proprietários dos smartphones.

A realidade é que o arquivo não é apagado e os dados que ele continha ainda permanece na unidade. Com o uso regular da unidade, os dados restantes, mais cedo ou mais tarde são sobrescrito com dados novos e diferentes. A mesma coisa acontece no seu PC.

Utilizado o programa FTK Imager o Avast! conseguiu recuperar esse dados em um celular com o sistema Android. Apesar de todos os arquivos confidenciais estarem apagados na forma regular, algo ainda permanecia no espaço não alocado. Neste caso eles conseguiram recuperar 251 blocos de dados não alocados e recuperar mensagens interessantes, por exemplo um bate-papo no Facebook.

Isso é um alerta pra quem perde ou vende seus celulares e smartphones. Seus dados, mesmo resetando para as configurações de fábrica nunca estarão a salvo, portanto proteja-se!