Como fazer ROOT no celular Android

Tutorial fazendo ROOT no smartphone Android via JogosCelular.net
O Android presente nos smartphones atuais é um sistema operacional baseado no Linux (o mesmo do PC), por isso o Android herdou do Linux toda a sua estrutura de permissões de usuários e funcionamento.

Nos celulares Android, os usuários só tem permissão para instalar e desinstalar apps e mexer nas configurações gerais do aparelho. Com acesso ROOT você será o real administrador do sistema (permissão igual do Linux e Windows do seu PC), portanto terá plenos poderes para atuar na estrutura geral do seu smartphone. Portanto “fazer ROOT” nada mais é do que ser administrador total do sistema, ser o super usuário, ou, ter privilégios totais sobre o sistema operacional.

Tornar-se o administrador do seu Android, te dará poderes para por exemplo desinstalar aplicativos que vem instalados de fábrica, instalar novas versões do Android e acelerar o poder de processamento do seu smartphone, permitindo rodar os apps mais rapidamente e com melhor desempenho (o chamado “overclock”).

O tutorial abaixo é um passo a passo de como fazer ROOT no Android e é compatível com 90% dos smartphones atuais, mas antes de fazer ROOT no seu celular, você precisa saber de algumas considerações à cerca desse procedimento:

  • Alguns fabricantes anulam a garantia do aparelho em caso de ROOT no smartphone, se o seu aparelho já está fora da garantia não há preocupação, mas se ainda estiver na garantia, consulte as cláusulas de garantia do fabricante do seu smartphone para ter certeza que você pode realizar o procedimento com a segurança de reparo em caso de erros.
  • Ser administrador do sistema lhe dá plenos poderes para alterá-lo e configurá-lo, portanto você também terá que assumir responsabilidades como tal. Não altere arquivos do seu sistema Android, não delete pastas mesmo que estejam vazias e não altere configurações se você não sabe o que está fazendo.
  • Se você tem problemas em lidar com sistemas operacionais do PC como o Windows por exemplo, não faça os procedimentos de ROOT para sua própria segurança e segurança dos arquivos de sistema do seu celular.
  • O JogosCelular.net se exime totalmente de responsabilidade com relação à danos que o tutorial possa causar ao seu aparelho, ao fazer o procedimento você assume total responsabilidade do que venha a acontecer com seu smartphone.

    Bom agora que você já sabe dos prós e contras de se fazer ROOT no Android, vamos pôr a mão na massa e tornar-se logo um admin do Android! :-)

    O que é preciso para fazer ROOT no celular Android

    Antes de começar, faça o checklist se você já tem, já baixou, já fez ou já instalou os programas e procedimentos abaixo no seu PC.

    • Seu computador deverá ter instalado o Windows XP, Windows Vista, Windows 7 ou Windows 8 para fazer o ROOT no Android.
    • Instale todos os drivers para reconhecimento do seu smartphone pelo PC (se você já conecta ele frequentemente ao PC ele já deve estar operacional).
    • Faça o download do Java JDK na página oficial da Oracle (Java JDK quer dizer Java Development Kit usado por desenvolvedores) e instale no seu computador.
    • Faça o download do Android SDK (ferramenta para desenvolver aplicações Android) pelo link oficial do Google e instale no seu PC.
    • Faça o download do aplicativo Super One Click e instale o programa (procure no Google) e reinicie seu PC.
    • Ative a “Depuração de USB” (USB debugging) no seu Android (Menu Configurações > Aplicativos > Desenvolvimento).
    Conecte seu celular ao USB do PC. Precaução nunca é demais, portanto só comece o procedimento com a bateria do seu celular totalmente carregada.

    Iniciando o acesso ao ROOT do Android

    Fazendo ROOT no Android executando primeiramente o Super One Click

    1º passo: Se você já conferiu o checklist de instalações e requisitos mínimos acima você já está pronto para iniciar. No seu computador, extraia o aplicativo Super One Click do zip e dentro da pasta execute o SuperOneClick.exe. O conteúdo que você verá na pasta deve ser igual ao da imagem ao lado com diferença de sistemas operacionais.



    Fazendo ROOT no Android eexecutando o Super One Click

    2º passo: A imagem do aplicativo Super One CLick é igual à imagem ao lado, para iniciar o programa clique em Run (executar) para o Super One Click iniciar o processo de ROOT no seu smartphone Android.







    Fazendo ROOT no Android com o Super One Click

    3º passo: Se o seu celular aceitou o ROOT, aparecerá na tela do seu smartphone Android uma mensagem de4 confirmação (Root install complete), se essa mensagem apareceu pra você quer dizer que o ROOT foi bem sucedido pelo aplicativo Super One Click.








    Como fazer ROOT no Android ícone do super user

    Se o ROOT foi feito adequadamente, abrindo o menu do seu celular Android deverá aparecer um ícone idêntico à esse ao lado. Esse é o ícone do Super Usuário do sistema operacional Android e a confirmação do ROOT.



    Pronto! Você fez ROOT no seu celular e agora você terá acesso aos privilégios do “Super Usuário” Android. Com esse procedimento, voce poderá desinstalar aplicativos que já vem configurados de fábrica no seu smartphone Android e também poderá dar um “overclock” no seu celular, permitindo o sistema rodar numa velocidade maior que a vinda de fábrica, permitindo melhorias nos apps do celular em tempo de execução.