Esqueceu a senha padrão? Veja como desbloquear seu celular Android

Como desblokquear celular Android após esquecer a senha
Um dos maiores desesperos é quando você esquece a senha do celular e não consegue acessar a tela inicial de jeito nenhum. Em celulares Android esse dispositivo de segurança foi transformado em uma senha padrão que o usuário grava nas configurações de segurança desenhando o padrão na tela para evitar acesso não autorizado às informações do celular.

O problema é que muitas pessoas esquecem esse padrão de senha e quando isso acontece após algumas tentativas ele pede usuário e senha do Google, na qual também quase ninguém lembra pois muitas vezes foi criado um email só para o celular para baixar apps por exemplo.

Se você está com esse problema saiba que seus problemas acabaram, saiba que você pode contornar esse problema resetando o celular para as configurações originais de fábrica. Mas daí você pensa, como farei isso se não consigo acessar a interface do aparelho? Simples, como dissemos nos códigos secretos do celular Android, os fabricantes sempre deixam uma brecha para esse tipo de problema que é muito mais comum do que você pensa.

Antes de começar saiba que esse procedimento fará o desbloqueio do seu Android mas também apagará todas as configurações salvas no aparelho. Ele ficará com as mesmas configurações de quando você comprou, sem apps, nem temas e muito menos configurações personalizadas, em termos técnicos você fará o factory reset do aparelho, ou o mais popularmente conhecido formatar o celular.

Bom agora que você já sabe os prós e contras do procedimento, vamos pôr mão à obra e desbloquear esse seu Android antes que você tenha um infarto. :-)

1º Desligue o celular e remova o chip, ou chips no caso de dual-sim ou tri-chip.

2º Vamos agora iniciar o celular no modo recovery para isso com o celular desligado segure simultaneamente as teclas HOME (botão principal do meio), tecla de liga/desliga e volume, segure as três ao mesmo tempo até piscar a tela e aparecer uma imagem parecida com essa:

Desbloqueando senha padrão Android

3º Use as teclas de volume para navegar entre as opções do menu e selecione a opção wipe data/factory reset, para selecionar essa opção use o botão principal (HOME) do celular.

Se você fez o procedimento correto, aparecerá uma outra tela parecida com essa:

Escolhendo para formatar o Android

4º Novamente use as teclas de volume do celular para navegar até a opção “YES” do menu e utilizando a tecla principal para selecionar, confirme a opção e aguarde a formatação completa que pode demorar alguns instantes para terminar.

5º Com a formatação terminada o celular voltará à tela anterior do factory reset, mas agora você deverá selecionar a opção “reboot system now”, que irá reiniciar o celular já desbloqueado, com as configurações originais de fábrica e sem a configuração do padrão de bloqueio de tela.

Fácil né? Agora você só terá o trabalho de configurar tudo novamente, pois ao reiniciar ele pedirá para configurar data, hora, conta do Google, toques, notificações, etc.

################ UPDATE #################

Desbloqueando Moto G com hard reset

Desligue seu Moto G e faça o seguinte:

  1. Segure as teclas de Volume- juntamente com a tecla Power (Liga/Desliga) por 3 a 4 segundos e solte ambas.
  2. Com a tecla de Volume – desça até a opção Recovery usando a tecla de Volume+ para selecionar
  3. Vai aparecer o logo da Motorola assim como se o celular fosse reiniciar
  4. Na tela onde aparecer o bonequinho da Android, juntamente com a frase “Nenhum comando”, segure a tecla de Volume+ e dê uma clique em “Power” e solte todos os botões
  5. Na tela seguinte vá com o botão de Volume – até a opção “wipe data/factory reset” e selecione com a tecla Power
  6. Com a tecla de Volume- vá até o Yes — delete all user e selecione com o botão Power
  7. Novamente com a tecla de Volume- vá até a opção “wipe cache partition” e seleciona com a tecla Power

Pronto! Seu Motorola Moto G está desbloqueado!

Desbloqueio Sony Xperia com hard reset

Como os modelos novos da linha Sony Xperia não possuem botões físicos no telefone, o procedimento é um pouco diferente, mas igualmente simples.

Esse passo a passo funciona em aparelhos Sony Xperia C, Xperia E, Xperia M entre outros.

Uma forte recomendação é que a bateria tem que estar pelo menos 50% carregada!

1-Desligue o Sony Xperia
2-Pressione e segure ao mesmo tempo: Botão de ligar + Volume cima por alguns segundos
3-No menu e clique na opção “Reset telefone” ou “Phone Reset”.
espere o celular reiniciar, mas tenha paciência, as vezes pode demorar um pouco.

Desbloqueio hard reset usando PC com Flash Tool Sony

Este é o procedimento recomendado pela Sony aos aparelhos que não conseguem fazer o hard reset nem pelo menu e nem pelos botões de liga/desliga + volume.

Para este procedimento é necessário que você instale no seu PC o software Emma da Sony que irá te guiar para o procedimento correto e seguro para desbloquear seu Sony Xperia. Este programa é usado por desenvolvedores e assistências técnicas da Sony para desbloqueio de aparelhos.

Faça o download do Sony Emma Flash Tool

Baixe aqui o Emma Sony (69,2 MB download via site oficial da Sony)

Após fazer o download do ZIP com o Sony Emma e extrair para uma pasta de sua escolha, execute o Emma-setup para instalá-lo no seu PC. O Emma só tem suporte à computadores com Windows, no Windows 64 bits ele será instalado em: “C:\Program Files (x86)\Sony Mobile\Emma\” já no Windows 32 bits ele ficará na pasta: “C:\Program Files\Sony Mobile\Emma\”.
Sony Emma

Para ajudar você no processo, a Sony inseriu dentro do ZIP de download um PDF totalmente ilustrado explicando passo a passo como fazer hard reset no Sony Xperia.

Na primeira execução ele fará download de alguns itens adicionais do programa, após esse processo ele vai iniciar com uma tela de login, como será seu primeiro acesso, clique em “New User Registration” e ba tela que aparecer preencha todos os itens com “check”, lembrando que você precisa inserir dados corretos de email, pois a Sony enviará a confirmação de registro para você antes do primeiro acesso.

Uma dica do usuário Guedson: “dentro do arquivo compactado que você baixou, tem um arquivo chamado “customization.ini”, você deve copia-lo para pasta onde foi instalado o EMMA, ai não pedira senha. No caso o local para PCs com Windows 64 é C:\Program Files (x86)\Sony Mobile\Emma ou no 32 bits C:\Program Files\Sony Mobile\Emma.

Emma registro do usuário

Após essa parte chata, você verá que é muito simples o uso do programa. Conecte seu celular ao PC usando o cabo de dados USB com o Sony Emma em execução para que o programa identifique seu Sony Xperia.

IMPORTANTE: Conecte seu celular ao cabo USB com o celular desligado e com o botão de VOLUME – pressionado, assim o programa entenderá que você quer fazer o Hard Reset.

Se você conectou corretamente seu Sony Xperia ao PC, aparecerá uma tela de opções assim:
Hard Reset Sony Xperia

Se o seu celular foi identificado corretamente pelo programa, no campo “Service Properties” aparecerá o tamanho do arquivo que tem que ser baixado para formatar seu Xperia, daí é só clicar em “Apply Service” para o programa começar a baixar o sistema operacional e instalar no celular.

O processo é demorado e seu Sony Xperia deverá ter pelo menos 50% de bateria, sendo que é melhor ele estar completamente carregado para não ter problemas.

Veja um vídeo oficial da Sony explicando o processo:

Se algo acontecer durante o processo, como queda de energia ou de internet, refaça o passo a passo desde o início.

Se você tiver qualquer dúvida sobre o procedimento, deixe um comentário que teremos muito prazer em ajudá-lo(a).